A década da modernidade

Os chamados anos loucos são tão movimentados quanto criativos do ponto de vista da moda. Vale a pena assistir à nova série da HBO, Boardwalk Empire, só para ver o belo figurino.

Livre dos espartilhos, usados até o final do século 19, a mulher daquele período começava a ter mais liberdade e já era permitido mostrar as pernas, o colo e usar maquiagem. A silhueta dos anos 20 era tubular, com os vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente em seda, deixando braços e costas à mostra, o que facilitava os movimentos frenéticos exigidos pelo Charleston. As meias eram em tons de bege, sugerindo pernas nuas. O chapéu, até então acessório obrigatório, ficou restrito ao uso diurno. O modelo mais popular era o “cloche”, enterrado até os olhos, que só podia ser usado com os cabelos curtíssimos, “à la garçonne”, como era chamado.

A mulher sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos. A atenção estava toda voltada aos tornozelos. Entretanto, a década de 20 foi da estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, capas, blazers, cardigãs, colares compridos, boinas e cabelos curtos. Durante toda a década, Chanel lançou uma nova moda após a outra, sempre com muito sucesso. Atual até hoje, o vestido com cintura baixa e os cabelos curtos parecem ter virado sinônimo de modernidade. Para usar, é preciso ter estilo. Nos últimos desfiles, Marc Jacobs, Louis Vuitton e John Galliano se renderam à estética que deve ser, em algumas temporadas, a nova década da vez.

A musa do cinema mudo dos anos 1920, Louise Brooks.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: