Projeto que proíbe modelos muito magras é aprovado por comissão do senado

 

Kate Moss foi símbolo da magreza excessiva das modelos na década de 1990.

 

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado aprovou nessa quarta-feira, 15 de dezembro, o texto de um projeto do senador Gerson Camata (PMDB) que proíbe o trabalho de modelos com IMC (Índice de Massa Corporal) menor que 18,5. O IMC é determinado pela divisão do peso do indivíduo pelo quadrado de sua altura, indicando se alguém está muito acima ou abaixo do ideal.

“O IMC abaixo de 18,5 é um fator preocupante, principalmente em grupos específicos em que os padrões de beleza e de aprovação social colocam o indivíduo em risco nutricional”, afirma o texto da proposição. O projeto teve como exemplo o caso da Espanha, que desde 2006 proíbe modelos com risco nutricional de participarem de desfiles. Segundo a proposta do senador, profissionais excessivamente magras não poderão desfilar ou aparecer em fotos e vídeos comerciais.

“Muitos jovens, no afã de entrar para a carreira de artista, modelo ou manequim, sujeitam-se a regimes de alimentação prejudiciais à saúde, passando a sofrer distúrbios como a bulimia e a anorexia nervosa, que são, hoje, os distúrbios psiquiátricos que mais matam no mundo”, afirma o texto redigido pela Comissão.

O projeto foi criado em 2007, impulsionado pela morte da modelo brasileira Ana Carolina Reston Macan em novembro de 2006. “A morte da modelo Ana Carolina Reston Macan, de 21 anos, decorrente de aneroxia, despertou a atenção da sociedade e das autoridades para a necessidade de uma revisão crítica das exigências do mundo da moda”, explica o senador no texto da proposta.

A próxima etapa para a instauração do projeto será a discussão e aprovação do texto pelo Senado. O senador Gerson Camata foi procurado pela equipe do MODASPOT para falar sobre o projeto, mas, segundo sua assessoria de imprensa, está de férias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: